Notícias do Brasil

Observatório do Clima lamenta decisão do Brasil de retirar candidatura para sediar COP 25

O Observatório do Clima (OC) divulgou uma nota descrevendo como lamentável a decisão do governo brasileiro de retirar a candidatura do país para sediar a COP 25, conferência da ONU destinada a negociar a implementação do Acordo de Paris, que ocorreerá entre os dias 11 e 22 de novembro do próximo ano.
Sputnik

De acordo com a organização, formada por 37 entidades da sociedade civil brasileira que discutem as mudanças climáticas, o anúncio, formalizado em carta enviada ontem pelo Itamaraty ao Secretariado da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, não surpreende, mas representa para o Brasil a abdicação de um "papel no mundo numa das poucas áreas onde, mais do que relevante, o país é necessário".

'Bolsonaro terá de rever suas posições', diz analista sobre o Brasil no Acordo de Paris
Para o OC, a mudança repentina não estaria ligada às restrições fiscais e orçamentárias mencionadas pelo Ministério das Relações Exteriores, mas, sim, a um possível desejo da próxima administração federal.

"Visto que há algumas semanas a administração Temer comemorava a confirmação da candidatura do Brasil como sinal do 'papel de liderança mundial do país em temas de desenvolvimento sustentável', a reviravolta provavelmente se deve à oposição do governo eleito, que já declarou guerra ao desenvolvimento sustentável em mais de uma ocasião. Não é a primeira e certamente não será a última notícia ruim de Jair Bolsonaro para essa área", disse o Observatório do Clima

Comentar