A premiação de 2018 contou com a introdução de novas categorias de especialistas, incluindo a categoria "História Inglesa". As inscrições da competição foram julgadas quanto à originalidade, composição e proficiência técnica, juntamente com a história por trás da submissão e do impacto histórico.
A imagem vencedora geral é do fotógrafo Daniel Burton que retrata a comuna da ilha medieval de Mont Saint-Michel. Ele levou para casa mil libras esterlinas (cerca de 5 mil reais).
1 / 21
A comuna da ilha medieval de Le Mont Saint-Michel fica na costa noroeste, perto da fronteira entre a Bretanha e a Normandia, na França. É uma das mais conhecidas e visitadas da região. Esta fotografia mostra as curiosas formações de terra conhecidas localmente como Les Méandres. Os canais são preenchidos no final da tarde e refletem o sol como se fosse um espelho.
2 / 21
As Fortalezas do mar de areia vermelha fazem parte das fortificações da Grã-Bretanha da 2ª Guerra Mundial. Elas foram construídas para ajudar na proteção de Londres contra ataques aéreos durante a guerra.
3 / 21
O monumento escocês Pedras de Callanish não segue uma forma precisa, com pedras que variam de 1 metro a 5 metros de altura.
4 / 21
Trinta anos após o desastre nuclear de Chernobyl, esta foto foi tirada em janeiro de 2016, na cidade fantasma de Pripyat, que abrigava quase 50 mil trabalhadores de Chernobyl e suas famílias.
5 / 21
O Arco de Santa Catalina, da cidade de Antigua Guatemala, é uma obra-prima colonial perdida.
6 / 21
Templo de Bel, na cidade síria de Palmira, antes de ser destruído no conflito.
7 / 21
A foto foi tirada no fim da linha ferroviária, por onde passavam os trens que transportavam os judeus.
8 / 21
A Fortaleza Jaisalmer está situada na Índia, sendo uma das poucas fortalezas "vivas" do mundo, visto que um quarto da população da cidade antiga ainda reside dentro do forte. Ela é a segunda fortaleza mais antiga da Índia, tendo sido construída em 1156 por Rajput Jaisal.
9 / 21
Enisala era um lugar vibrante em um caminho comercial, com uma fortaleza estratégica para guardá-la de perto. Hoje você ainda pode ouvir os contos dos comerciantes nos sussurros do vento e a famosa Rota da Seda é agora visitada por milhares de pássaros depois de uma longa migração, ansiosos para descansar no local belíssimo.
10 / 21
Livros encadeados da Antiga Biblioteca do Jesus College da Universidade de Cambridge.
11 / 21
A caça às baleias e ao petróleo se difundiu em Svalbard desde o século XVII, principalmente pelos ingleses e holandeses.
12 / 21
A Muralha de Adriano é uma fortificação construída principalmente em pedra e madeira, no norte da Inglaterra, aproximadamente na atual fronteira com a Escócia.
13 / 21
O Grande Zimbábue foi o centro de uma importante civilização africana habitado dos séculos XII a XVI. O grande recinto é do ano de 1450 – quando a civilização Shona estava no auge. Trata-se do maior edifício antigo da África subsaariana, e é uma parede de pedra seca de 250 metros de circunferência e até 11 metros de altura.
14 / 21
Este cais icônico é marca triste das glórias do passado, mas continua sendo o principal ponto da praia de Brighton.
15 / 21
As sobras do navio norueguês SS Nornen, que naufragou no dia 3 de março de 1897 (Barrow).
16 / 21
A Mesquita-Catedral de Córdoba é simplesmente a construção islâmica mais importante, impressionante e imponente do mundo ocidental, um grande marco na arquitetura islâmica do Ocidente à Espanha.
17 / 21
Túnel para pedestres e ciclistas em Newcastle, onde há a escada rolante de madeira mais longa do mundo.
18 / 21
Cenário fantástico com o nascer do sol. O castelo mudou de mãos algumas vezes antes de cair em decadência no século XVI. Ainda é uma atração turística muito popular.
19 / 21
O Castelo de Sammezzano é um suntuoso edifício histórico da província de Florença, na Itália. O Castelo de Sammezzano é um exemplo raro de arquitetura eclética e mourisca na Europa.
20 / 21
Nuvens de fumaça densas produzidas por um incêndio florestal no Monte Vesúvio completam as ruínas de Pompeia, Itália.
21 / 21
Templo budista de Borobudur é tão incrível que já se tornou o principal ponto turístico da Indonésia e é classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Localizado na Ilha de Java, o monumento abrange uma área enorme, em plena selva tropical. O Templo Borobudur foi construído nos séculos VIII e IX pela dinastia Shailendra de Java, quando se tornou um importante local de peregrinação budista.