Conheça novo veículo russo de desminagem

Os sapadores russos contam agora com a mais nova máquina de desminagem – o veículo blindado BMR-3MA Vepr.
Sputnik

Esse veículo pode ser controlado remotamente ou se pode simplesmente programar o percurso a ser limpo de minas terrestres sem colocar vidas em risco. 

No epicentro da explosão

Eis os 5 países que poderão comprar o letal tanque russo Armata
A necessidade desses veículos de desminagem remonta à guerra da União Soviética no Afeganistão. Naquela época os soviéticos improvisaram redes de arrasto penduradas em tratores e tanques. As improvisações se mostraram eficazes, reduzindo significativamente a perda de veículos blindados. Com base no experimento, o Ministério da Defesa considerou o desenvolvimento de uma máquina especial para desminagem. No final da década de 1980, os primeiros veículos de eliminação de minas foram entregues às tropas. Eles eram fabricados com base na peça de artilharia autopropulsada SU-122, que recebeu um reforço da blindagem inferior sob o compartimento da tripulação.

O BMR-3MA difere do seu antecessor fundamentalmente nas capacidades de proteção, de combate e na parte técnica. O veículo foi montado no chassi do tanque T-90A. Em vez da torre com o canhão, os especialistas do escritório de projetos Ural montaram uma cabine para a tripulação e, na parte traseira, uma plataforma de carga para transporte das redes de arrasto, do dispositivo de elevação e dos sistemas de controle remoto dos equipamentos.

Em primeiro lugar, os projetistas priorizaram a segurança da tripulação – os soldados ficam muito próximos do epicentro da explosão das minas. Portanto, o compartimento habitável do Vepr é revestido por uma blindagem de múltiplas camadas. Uma atenção especial foi dada à proteção do fundo do veículo que, na verdade, é o único obstáculo entre a tripulação e as minas. A chapa blindada de 300 mm na parte inferior do blindado garante a proteção da tripulação mesmo contra a detonação de minas antitanque.

Segundo o especialista militar Viktor Murakhovsky, o análogo estrangeiro mais próximo do veículo russo é o Assault Breacher montado na base do tanque M1 Abrams.

"No entanto, o Vepr supera significativamente seus equivalentes estrangeiros em segurança e funcionalidade", informou o analista.

Três metros de vida

A principal ferramenta de desminagem mecânica do Vepr consiste de dispositivos de varredura acoplados ao corpo da máquina de modo separado que operam independentemente um do outro.

No dispositivo de varredura há um aparelho eletromagnético para a destruição de minas com detonadores de aproximação, um transmissor de interferências de rádio de banda múltipla, que impede o acionamento da munição explosiva por controle remoto e um equipamento para neutralizar minas antiveiculares que atuam contra o fundo do veículo. O BMR-3MA detecta e neutraliza minas com detonadores magnéticos em um raio de 6 a 7 metros.

Rússia começa modernização de lança-foguetes
O dispositivo de varredura suporta até dez explosões de minas – os rolos danificados são relativamente fáceis de trocar. Como resultado, o Vepr faz passagens seguras em um campo minado a uma velocidade de até 40 quilômetros por hora, abrindo caminho para uma coluna de tanque ou veículos. A máquina também pode superar cursos de água de até oito metros de profundidade.

Sempre na frente

Uma máquina de desminagem vai sempre à frente da coluna principal de tropas e, consequentemente, é a primeira a sofrer o fogo inimigo. Na parte externa o BMR-3MA está revestido com o sistema de proteção dinâmica Kontakt. Os sapadores têm à sua disposição uma metralhadora antiaérea de controle remoto de 12,7 mm com quinhentas munições e um lançador de granadas reutilizável para combater veículos blindados. Além disso, a máquina também pode ser letal para a aviação, tendo um sistema de mísseis antiaéreos Igla instalado a bordo.

Outra característica da máquina é que ela pode ser transformada em um sistema robótico autônomo. Em circunstâncias normais, o veículo é dirigido por uma tripulação de duas pessoas. Mas depois da instalação de equipamentos adicionais, o Vepr se transforma em um veículo não tripulado e os comandos são transmitidos pelo operador através de um controle remoto portátil a uma distância de até três quilômetros. Além disso, o Vepr pode ser programado e enviado para limpar campos de minas seguindo um determinado percurso.

Comentar