"Todas as decisões que a atual liderança ucraniana tomar como medidas para garantir a lei marcial afetarão fortemente o povo ucraniano. Tudo isso levará à instabilidade econômica global na Ucrânia e terminará mal para o país. Parece-me que as atuais autoridades de Kiev estão aproximando a Ucrânia de um fim terrível", disse Joffe à Sputnik.
Na opinião do deputado, Kiev está contando em vão com uma compensação por perdas econômicas.
Há poucos dias, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Pavel Klimkin, disse que a Ucrânia está discutindo várias opções de ação depois que os guardas fronteiriços russos detiveram três navios ucranianos (Berdyansk, Nikopol e Yany Kapu) por violar a fronteira, junto com 24 tripulantes.Entre as opções discutidas está o fechamento de vários portos ucranianos para navios russos provenientes do mar Azov ou do mar Negro.
O presidente russo, Vladimir Putin, classificou o incidente de provocação, observando que entre os membros da tripulação dos navios ucranianos que violaram a fronteira da Federação Russa estavam dois membros do Serviço de Segurança da Ucrânia, que de fato estavam encarregados desta operação especial.
Para o presidente russo, Vladimir Putin, o incidente foi organizado por Kiev devido à situação política interna nas vésperas das eleições.