WhatsApp lança campanha televisiva na Índia para combater fake news

Lutando com múltiplas crises de percepção nos níveis público e governamental, o WhatsApp Índia lançou uma ambiciosa campanha publicitária de televisão para "combater notícias falsas" e executar uma transformação visível de sua imagem.
Sputnik

A campanha televisiva da plataforma de mensagens seria a próxima na lista de engajamento do público depois de anúncios impressos e publicidade radiofônica.

WhatsApp concede US$ 1 milhão em pesquisa para combater fake news
A mais recente campanha televisiva consiste em três spots audiovisuais de 60 segundos que transmitem cenários reais sobre rumores perigosos que se espalham via WhatsApp.

"Os três filmes estarão disponíveis na TV, no Facebook e no YouTube em nove idiomas e atingirão a população diversificada que compõe os usuários do WhatsApp. A campanha está programada para começar logo antes das eleições em Rajasthan e Telangana e o WhatsApp aproveitará esse esforço dirigido para as eleições nacionais no próximo ano", informou o WhatsApp por meio de comunicado à imprensa.

A empresa lançou a campanha de televisão em quase todos os principais idiomas regionais da Índia, além do inglês e do hindi. Os idiomas regionais incluem bengali, kannada, telugu, assamês, gujarati, marathi e malaiala.

O WhatsApp afirmou que realizou extensas pesquisas com usuários na Índia antes de desenvolver os três filmes publicitários. O serviço de mensagens acrescentou que em cada filme, o protagonista ensina alguém importante em suas vidas a não espalhar boatos e a usar controles do WhatsApp, como a capacidade de sair de grupos que possam estar propagando informações erradas e como bloquear remetentes desconhecidos.

O WhatsApp na Índia já recebeu dois avisos do Ministério indiano de Tecnologia da Informação este ano por não ter checado rumores que se espalham por sua plataforma.

Comentar