As informações foram confirmadas pelo chefe do Bureau Central de Desenvolvimento e Pesquisa de Armas Esportivas e de Caça, Yuri Amelin.
Nas palavras dele, o ShAK-12 é uma arma muito específica que não será produzida em massa, sendo destinada às forças especiais da Rússia.
"Recebemos encomendas, que cumprimos no quadro do sistema de compras militares do Estado, mas não está previsto produzir [estas armas] em massa", indicou.
Na semana passada, a revista The National Interest revelou que as forças especiais da Rússia receberão um novíssimo fuzil de assalto pesado de calibre 12,7 mm. Destaca-se que a arma foi desenvolvida por encomenda do FSB (Serviço Federal de Segurança) e possui um poder de fogo impressionante. Ao avaliar as capacidades do novo fuzil, o jornal chamou-o de "superarma".
O ShAK-12 é um modelo moderno de arma de assalto de alta eficiência. Foi desenvolvido para ser usado pelas forças especiais em combates de proximidade. Seu objetivo principal é a destruição rápida e eficaz de um adversário, mesmo que use colete a prova de balas ou tenha outra proteção.