EUA deveriam se preocupar com caças convencionais da China, alerta mídia

Enquanto todos estão com a atenção voltada para outros equipamentos militares, como caças, navios e sistemas de defesa, a China segue melhorando e produzindo mais cópias do seu caça menos sofisticado, o J-10.
Sputnik

Atualmente, a China conta tanto com o J-10 quanto com o J-20, inclusive o caça J-20 atrai a atenção já que se trata de um caça de quinta geração e um dos mais avançados da atualidade, entretanto, os chineses continuam melhorando o seu caça de quarta geração, J-10, podendo ser utilizado no desenvolvimento de outros modelos de caças.

Caça chinês J-20 foi flagrado em base aérea dos EUA? (FOTOS)
Em uma exibição aérea que ocorreu recentemente na China, os chineses exibiram o J-10B equipado com um empuxo vetorial e demonstrando ser uma aeronave de supermanobrabilidade. Sendo assim, os chineses mostram que estão procurando utilizar o potencial da aeronave, melhorando suas capacidades e produzindo novas unidades.

A China estaria formando uma Força Aérea com uma frota de dois tipos de caças, os furtivos J-20 e os convencionais J-10. Apesar de ser convencional, a aeronave apresenta características de qualidade. O J-10 é um caça multifuncional desenvolvido pelo Instituto de Design de Aeronaves Chengdu e construído pela Corporação Industrial de Aeronaves Chengdu. Ao contrário do J-20, o J-10 é uma aeronave pequena, leve e simples.

Com relação ao desempenho, a aeronave se assemelha ao caça americano F-16. Entretanto, o caça chinês é capaz de transportar bombas guiadas a laser, mísseis de ataque terrestre e antinavio, mísseis antirradiação, além de possuir um sistema de controle de voo digital fly-by-wire, HUD de grande ângulo, MFD colorido, dois MFD monocromáticos, provisão para mira no capacete e radar de varredura eletrônica ativa AESA que pode rastrear 10 alvos simultaneamente.

Caça chinês J-15 agora é capaz de decolar e aterrissar de noite em porta-aviões
Mesmo com todas essas qualidades, os chineses continuam investindo em melhorias para o avançado caça de quarta geração, como foi classificado pelo Pentágono, segundo a revista The National Interest.

A última modernização do caça chinês foi a J-10C que iniciou sua operação de combate em abril. A modernização do caça incluiu um avançado sistema aviônico e diversas armas ar-ar, permitindo que o caça dispute um combate aéreo de médio alcance, além de realizar ataques com precisão a alvos terrestres e marítimos.

Concluindo, a China está melhorando rapidamente sua Força Aérea, que apesar de ser pequena e não tão moderna, está gradualmente construindo um sistema de combate adaptado à necessidade de guerra informatizada, composta de caças de superioridade aérea, caças multifuncionais, furtivos e bombardeiros de médio e longo alcance.

Comentar