Por que navio de inteligência britânico entrou no mar Negro?

Um navio britânico de reconhecimento entrou no mar Negro, comunicou a mídia turca. Em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, o especialista militar e capitão-de-mar-e-guerra na reserva Vasily Dandykin comentou a situação.
Sputnik

O portal turco Bosphorus Observer, que controla a passagem de navios através do estreito de Bósforo, comunicou sobre a entrada do navio de inteligência britânico HMS Echo no mar Negro.

HMS Echo é um navio hidrográfico equipado com sondas e sensores para recolha de dados militares. Ele tem três metralhadoras de 7,62 mm M134 Minigun, dois canhões antiaéreos de 20 mm Oerlikon e quatro metralhadoras de grande calibre.

"O navio britânico cumprirá a mesma tarefa que o contingente inteiro de instrutores estrangeiros que está na Ucrânia: coleta de inteligência e participação na guerra informativa. Nas águas do mar Negro o navio pode permanecer durante 21 dias. Passadas três semanas, segundo o acordo, ele deve regressar", disse o especialista militar Dandykin.

EUA podem enviar navio de guerra ao mar Negro em meio às tensões do Estreito de Kerch
O especialista afirmou que não gostaria de pensar que a chegada dele esteja ligada a quaisquer ações futuras das Forças Armadas da Ucrânia. Ele não acredita que o navio britânico atravesse a fronteira russa, esperando que se mantenha o bom senso.

Evidentemente, o navio será escoltado pelas forças de superfície e submarinas da Frota do Mar Negro da Rússia, o que ao mesmo tempo permitirá treinar tarefas de combate, sublinhou o capitão.

"As visitas dos navios da OTAN ao mar Negro se tornaram bem frequentes. É necessário entender isso com tranquilidade, mas, entretanto, deve-se manter a vigilância militar", opina Dandykin.

Comentar