Trata-se de um sismógrafo destinado a detectar movimentos telúricos e impactos de meteoritos no Planeta Vermelho. O dispositivo foi instalado mediante uma garra que a InSight possui nos seus braços biônicos.
"Colocar o sismógrafo de maneira segura no solo é um presente de Natal incrível", disse o gerente do projeto, Tom Hoffman, do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA, situado em Pasadena, EUA.
Em caso de você ter deixado passar, aqui está uma coisa para os livros de história: pela primeira vez, eu coloquei um sismógrafo na superfície de Marte! Quando tudo estiver pronto, posso começar a escutar os martemotos.
"É o instrumento de maior prioridade na InSight: precisamos dele para cumprir cerca de três quartas partes de nossos objetivos científicos", assinalou o investigador principal do projeto, Bruce Banerdt.
O aparelho permite aos cientistas conhecer mais sobre o subsolo marciano estudando seus movimentos. Cada terremoto atua como uma espécie de "relâmpago" que ilumina a estrutura do interior do planeta. Analisando como as ondas sísmicas passam através das camadas do interior do planeta, os cientistas podem descobrir a profundidade e composição de cada uma delas, explicam os especialistas.