Turquia não vai desistir do contrato da S-400 após oferta de mísseis Patriots por Trump

A Turquia tem "zero chance de abandonar o acordo de compra dos S-400" com a Rússia, apesar dos EUA planejarem vender seus sistemas de defesa Patriot para Ancara, informou o Hürriyet Daily News citando fontes diplomáticas anônimas.
Sputnik

A fonte acrescentou que a Turquia tentará convencer Washington de que tomará todas as medidas para desenvolver seu próprio software para evitar qualquer problema relativo à implantação do S-400.

EUA pretendem frustrar fornecimento de sistemas russos S-400 à Turquia, diz analista
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teria garantido ao colega turco Recep Tayyip Erdogan que o Congresso não frustrará a proposta de venda de sistemas de mísseis Patriot a Ancara, que recebeu sinal verde do Departamento de Estado dos EUA no início desta semana. Trump supostamente não elaborou como garantiria o cumprimento desta promessa.

A fonte diplomática do veículo também afirmou que, além de sua promessa na venda do Patriot, Trump prometeu que não haverá problemas com as entregas do jato F-35, que foi questionado depois que a Turquia fechou um acordo com a Rússia para comprar os sistemas S-400.

Os suprimentos dos mais novos jatos da quinta geração para a Turquia estão sendo ameaçados por uma lei, adotada anteriormente pelo Congresso dos EUA, exigindo que o Departamento de Defesa dos EUA apresente um relatório sobre a possibilidade de sistemas de defesa russos na Turquia revelarem dados confidenciais sobre os F-35s e enviá-los para Moscou. Sem o documento, as entregas do F-35 à Turquia serão impossíveis.

Chancelaria turca nega ter proposto aos EUA examinarem S-400 russos
A questão foi levantada no Congresso dos EUA depois que a Turquia assinou um contrato de US$ 2,5 bilhões com a Rússia para comprar seus sistemas de defesa aérea S-400 em dezembro de 2017. Ancara apontou que compraria sistemas de mísseis produzidos pelos EUA e seus aliados, se tivesse tal opção.

Comentar