O incidente ocorreu às 15h20 (05h20 em Brasília). O criminoso foi detido no local do incidente. O caso começou a ser investigado.
Segundo os dados preliminares, entre os mortos está um funcionário das forças de segurança.
Os socorristas estão prestando a assistência médica aos feridos. Ainda não há dados exatos sobre o número de pessoas hospitalizadas e seu estado.
A polícia de Longyan apela aos moradores da cidade para não publicarem fotos e vídeos do local do incidente nas redes sociais para não criarem pânico, mas esperarem pacientemente as declarações oficiais e se absterem da divulgação de rumores. As forças de segurança pedem também que os cidadãos revelem compaixão pelas famílias dos mortos e feridos, não os prejudicando com informação duvidosa ou vídeos do local.
Nos vídeos divulgados nas redes sociais se pode ver as pessoas deitadas na calçada e na estrada, o ônibus com o para-brisa e toda a parte frontal quebradas, manchas de sangue no salão, bicicletas e ciclomotores ao redor.
O ocorrido provocou vários acidentes de trânsito, há vários carros quebrados ao lado. Um outro vídeo mostra o momento da detenção, efetuada por policiais e pessoas em traje civil.