Além de ser a ponte mais longa da Índia, a estrutura é capaz de suportar os tanques mais pesados da Índia. Sem contar que pode permitir decolagem e aterrissagem dos aviões militares indianos, incluindo os de produção russa Sukhoi.
Dê uma olhada nestas fotos da ponte Bogibeel
A estrutura de 4,9 km de comprimento, situada sobre o rio Brahmaputra, no estado indiano de Assam, passou cerca de duas décadas sendo construída e nela foram gastos US$ 800 milhões (R$ 3,1 bilhões).
A ponte é estrategicamente importante, porque trata conectividade e ajudará na movimentação das Forças Armadas indianas para Arunachal Pradesh, caso seja necessário mover tropas.
A construção vai reduzir significativamente o tempo de viagem de Dibrugarh a Itanagar, a capital de Arunachal Pradesh, que está situada perto da fronteira com a China.
O primeiro-ministro indiano Narendra Modi dedica a mais longa ponte indiana em Assam à nação. A ponte cruza o rio Brahmaputra entre os distritos Dibrugarh e Dhemaji de Assam e tem significado econômico e estratégico imenso para a nação.
Na verdade, a ponte Bogibeel, que liga os estados nordestinos de Assam e Arunachal Pradesh, faz parte da estratégia da Índia para dar impulso à infraestrutura da região. Parte do nordeste da Índia é disputada com China, que considera território como seu.
Embora o alicerce da ponte tenha sido feito em janeiro de 1997, as obras começaram apenas em 2002. A ponte terá uma vida útil de cerca de 120 anos, segundo estimativas.