Notícias do Brasil

Quando China superará EUA como a maior economia do mundo?

A China superará os EUA como a maior economia do mundo até 2032, sugeriu em seu relatório anual o Centro de Investigação Econômica e Empresarial de Londres (CEBR, na sigla em inglês) que sublinhou "uma volatilidade e incerteza renovadas" na economia neste ano, marcado pelas tensões comerciais entre Washington e Pequim.
Sputnik

A consultora britânica revelou que a economia dos EUA, de momento, não parece afetada pelas tensões comerciais, parcialmente graças às reformas fiscais do ano passado que impulsaram o crescimento econômico.

Ao mesmo tempo, o CEBR advertiu que se mantém um "grave problema com o déficit orçamentário" que poderia crescer ainda mais com o tempo e deixar Washington "com menos margem fiscal" no caso de recessão econômica.

EUA serão capazes de continuar a liderar economia global?
A China "finalmente parece estar progredindo" em 2018, livrando sua economia dos grandes volumes de dívida a que tinha recorrido para impulsionar o crescimento econômico depois da crise financeira de 2008, estimaram analistas do CEBR.

Entretanto, segundo o relatório, Pequim tem agora mais problemas em resultado da guerra de tarifas, de tal forma que se deverá converter na maior economia do mundo em 2032, dois anos mais tarde que foi estimado anteriormente.

Quanto ao Brasil, os analistas esperam um crescimento econômico de 2,3% em 2019. Enquanto o Brasil perdeu o oitavo lugar na lista das maiores economias globais em 2018 devido à desvalorização do real, até 2022 o país deverá conseguir reconquistar o sétimo lugar na lista dos países com maior PIB.

Comentar