Segundo o The Washington Business Journal, o novo helicóptero, que é equipado com um novo sistema avançado de rotor rígido, contém um controle ativo de vibração, fuselagem de compósito e espaço suficiente para uma "tripulação de 4 e 12 soldados equipados para combate".
"O SB-1 Defiant foi projetado para voar com o dobro da velocidade e alcance dos helicópteros convencionais atuais e oferece agilidade e manobrabilidade avançadas […] Isso ajudará a atualizar a próxima geração de helicópteros militares como parte do programa de Decolagem Vertical do Futuro [FVL, na sigla em inglês] do Exército dos EUA", afirma o comunicado de imprensa da Boeing.
Segundo o comunicado, os dados do SB-1 Defiant ajudarão o exército a desenvolver requisitos para os novos helicópteros que devem entrar em serviço no início dos anos 2030.
O helicóptero Defiant estava programado para iniciar os voos de teste em 2018, mas depois que os oficiais detectaram um problema técnico, os testes foram adiados para 2019.
Em entrevista ao Defense News, Randy Rotte, diretor de vendas e marketing globais da Boeing para helicópteros de carga e FVL, deu poucos detalhes sobre o que exatamente causou os problemas técnicos, classificando-os como "pequenas coisas".