Testes de míssil hipersônico russo confirmam que ele atinge velocidade de Mach 27

Os últimos testes do sistema Avangard, equipado com um bloco hipersônico planador, provaram sua capacidade de desenvolver velocidades de até Mach 27, declarou o vice-primeiro-ministro Yuri Borisov.
Sputnik

"Os últimos testes mostraram que ele [bloco hipersônico] alcançou velocidades próximas de Mach 30. Ele atingiu a velocidade de Mach 27", disse Borisov em entrevista ao canal de TV Rossiya 24, acrescentando que "com estas velocidades praticamente nenhum antimíssil pode interceptá-lo".

Imprensa dos EUA destaca 'vantagens consideráveis' do novo míssil hipersônico para Su-57
Previamente, a assessoria de imprensa do Kremlin comunicou que, em 26 de dezembro, o Ministério da Defesa da Rússia realizou com sucesso o lançamento de teste de um míssil do sistema Avangard. O bloco planador realizou manobras verticais e horizontais guiadas e atingiu o objetivo convencional no tempo previamente definido no campo de treinamento do polígono.

Mach é uma medida adimensional de velocidade. Na atmosfera perto da Terra, essa velocidade equivale a 1.224 km/h. Por isso, Mach 27 corresponde a mais de 30.000 km/h, ou seja, o Avangard poderia contornar a Terra ao longo do equador em uma hora e vinte minutos.

O sistema Avangard está entre as armas cuja criação foi anunciada pelo presidente Vladimir Putin, em 1º de março de 2018, durante sua mensagem anual à Assembleia Federal. O míssil é capaz de voar nas camadas densas da atmosfera com alcance intercontinental, enquanto sua velocidade é ao menos 20 vezes maior que a do som. A produção em série do Avangard foi anunciada em julho, enquanto sua colocação em serviço se espera nos próximos meses.

Comentar