O que pode fazer o novo avião de reconhecimento A-50U da Rússia?

A aeronave é uma modernização do soviético A-50, um avião de alerta aéreo antecipado, que é uma das diversas versões do Il-76 produzidos na década de 80.
Sputnik

O A-50 está equipado com o sistema de radar Liana, capaz de rastrear até 10 alvos em tempo real.

O A-50U também está equipado com o sistema aéreo de alerta e controle (AWACS), mas este ficou mais leve devido aos novos componentes do hardware do seu radar.

O grande destaque da aeronave é o Shmel-M, um sistema de radar de rastreamento de forma circular sobre a aeronave.

VÍDEO mostra procedimentos de aproximação e pouso dos caças russos Su-34 e Su-25
O sistema Shmel-M possui uma maior eficácia no rastreamento dos alvos aéreos, podendo rastrear alvos aéreos a uma distância de mais de 650 km e alvos terrestres a 300 km. Além disso, ele é capaz de rastrear aproximadamente 300 alvos no solo e 40 alvos aéreos simultaneamente.

Além do equipamento citado anteriormente, o A-50U recebeu um sistema de radar com processamento digital dos sinais, tornando a operação mais fácil e rápida, além de minimizar o risco de erro do operador. Agora a aeronave apresenta também um alcance de voo melhorado, segundo a revista The National Interest.

O A-50U foi projetado para detecção e rastreamento de alvos aéreos, terrestres e marítimos, alertando antecipadamente os postos de comando automatizados das Forças Armadas. O avião também efetua o controle e apoio a caças e bombardeiros durante suas operações.

Comentar