Segundo a agência Anadolu, a delegação dos EUA realizou em Ancara encontros com representantes do Ministério da Indústria de Defesa, Ministério das Relações Exteriores e Ministério da Defesa.
Anteriormente, o Pentágono informou que o Departamento de Estado dos EUA havia aprovado um possível acordo com a Turquia para o fornecimento dos sistemas de defesa antiaérea Patriot no valor de 3,5 bilhões de dólares (R$ 13,2).
O porta-voz do presidente da Rússia, Dmitry Peskov, declarou que a possível venda dos sistemas de defesa antiaérea estadunidenses à Turquia e o fornecimento dos sistemas de mísseis russos S-400 a esse país são eventos separados e que o contrato entre Ancara e Moscou vai ser executado.
O contrato de concessão de crédito para o fornecimento dos sistemas russos de defesa antiaérea S-400 à Turquia foi assinado em dezembro de 2017 em Ancara. Como afirmou o chefe da estatal russa Rostec, Sergei Chemezov, trata-se do fornecimento de quatro divisões de S-400 no valor de 2,5 bilhões de dólares (R$ 9,4 bilhões).