Venezuela expressa repúdio e denuncia nova fase de plano intervencionista dos EUA

Jorge Arreaza, ministro das Relações Exteriores da Venezuela, em 12 de agosto de 2017
O ministro das Relações Exteriores venezuelano, Jorge Arreaza, publicou no Twitter um comunicado dizendo que Caracas expressa seu repúdio e denuncia uma nova fase do plano intervencionista americano.
Sputnik

O chanceler venezuelano também declarou em nota que "nos últimos dias o governo estadunidense há desatado uma série de ações hostis a partir de suposições falsas, que buscam manipular a verdade".

"O Governo Bolivariano da Venezuela denuncia perante a comunidade internacional a tentativa do Governo dos EUA de consumar um golpe de Estado contra o governo constitucional e democrático do presidente Nicolás Maduro, promovendo o desconhecimento das instituições legítimas", escreveu Arreaza.

No sábado (5), o chanceler venezuelano também havia acusado os membros do Grupo Lima de incentivar um golpe de Estado contra o presidente Nicolás Maduro, afirmando que eles não reconhecem seu mandato presidencial.

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, 12 de dezembro de 2018
Grupo de Lima incentiva golpe de Estado contra Maduro, diz chanceler venezuelano
No início do ano, o governo venezuelano também havia condenado as ações de Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA, que pediu aos países da América Latina que aumentassem a pressão contra o presidente venezuelano, segundo comunicado da chancelaria.

Essa não é a primeira vez que o governo da Venezuela acusa outros países do continente sul-americano a estarem sujeitos às decisões tomadas por Washington, e alega que Caracas é o alvo principal das agressões da Casa Branca por se opor aos projetos americanos.

Comentar