Mídia: Xi diz esperar que Coreia do Norte e EUA se reúnam em breve

O presidente chinês, Xi Jinping, disse ao líder norte-coreano Kim Jong Un que espera ver a Coreia do Norte e os EUA "se encontrando" para uma próxima rodada de negociações, informou a Xinhua.
Sputnik

Kim, que está passando seu 35º aniversário visitando o norte da China, se encontrou com Xi em Pequim "em um ambiente cordial e amigável" e discutiu "relações China-Coreia do Norte e questões de interesse comum", informou a agência de notícias chinesa Xinhua. Xi disse a Kim que vê uma "oportunidade histórica rara" para um assentamento da península coreana.

Kim Jong-un visita a China a convite de Pequim
A região foi dividida desde 1953 por uma zona desmilitarizada fortemente fortificada, construída após três anos de guerra brutal entre os Estados Unidos e a Coreia do Sul, de um lado, e a Coreia do Norte, URSS e a China, de outro, em um impasse. A militarização tem sido a ordem do dia desde então, com dezenas de milhares de soldados dos EUA posicionados na Coreia do Sul e com o desenvolvimento de armas nucleares e mísseis balísticos no Norte.

O ano de 2018 foi histórico para a Coreia do Sul, a República Popular Democrática da Coreia (RPDC) e os EUA, com as duas porções da península marchando sob uma bandeira conjunta nas Olimpíadas de Inverno em Pyeongchang e uma declaração que pôs fim à guerra entre Kim e seu colega, o presidente sul-coreano Moon Jae-In. 

Kim também se reuniu em Cingapura com o presidente dos EUA, Donald Trump, onde os dois arquitetaram uma estrutura para desnuclearização e desmilitarização da península coreana. No entanto, com o progresso estagnado nos seis meses desde a cúpula, Trump e Kim estão explorando a logística de uma segunda reunião.

Kim disse a Xi na quinta-feira que espera que o encontro alcance "resultados", observou a Xinhua.

Comentar