Grupo liderado pelos EUA tenta impedir comitê constitucional na Síria, diz diplomata russo

Moscou registrou tentativas do chamado pequeno na Síria, liderado pelos EUA, para impedir a criação do comitê constitucional da sírio, disse, nesta quarta-feira (9), o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Ryabkov.
Sputnik

"Nós temos observado as tentativas do chamado pequeno grupo na Síria, encabeçado pelos EUA para impedir esse processo e para mudar os membros do comitê constitucional […]. Isso causa desapontamento", disse Ryabkov durante um painel de debate no fórum Diálogo de Raisina, na capital da Índia, Nova Delhi.

Putin e Merkel discutem medidas para alcançar a paz na Síria
Em janeiro de 2018, os três países garantidores do processo de reconciliação de Astana para a Síria — Rússia, Irã e Turquia — concordaram em criar o comitê, que carrega a expectativa de desenhar a nova constituição da Síria.

Já em dezembro de 2018, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, expressou que tem esperança de que o comitê possa ser criado ainda no início deste ano.

O chamado pequeno grupo na Síria reúne Egito, França, Alemanha, Jordânia, Arábia Saudita, Reino Unido e Estados Unidos. Desde o início de 2018, membros do grupo têm realizado reuniões regulares com o objetivo final de encontrar uma solução para o conflito sírio.

Comentar