Misteriosa explosão poderia explicar nascimento de buraco negro (VÍDEO)

O incomum espaço The Cow segue confundindo astrônomos, entretanto, duas novas teorias sugerem que buracos negros sejam culpados por uma estranha explosão.
Sputnik

Uma estranha explosão celestial, conhecida como The Cow, ocorreu em uma galáxia a quase 200 anos-luz, confundindo astrônomos.

Contudo, com o surgimento de duas novas teorias levantadas pelo telescópio ATLAS, no Havaí, o misterioso evento foi oficialmente nomeado de AT2018cow. Os astrônomos definem que o AT2018cow seja um buraco negro recém-formado pelo processo de acréscimo de matéria ou rotação frenética de uma estrela de nêutrons.

O raio de luz produzido pelo The Cow foi subitamente e aproximadamente 10 vezes mais brilhante do que o esperado, com relação a uma explosão estrelar.

Recentemente, foi sugerido que essa explosão possa ser o nascimento de uma estrela de nêutron ou um buraco negro. Além disso, alguns astrônomos também sugerem que o evento tenha sido causado por um buraco negro gigante, destruindo uma estrela morta conhecida como anã branca.

Segundo Amy Lien, assistente de pesquisa científica da Universidade de Maryland e do Centro de Voos Espaciais Goddard, nada como o The Cow foi visto antes. Além disso, Lien e sua equipe acreditam que o raio de luz detectado foi derivado de uma estrela, que é do tamanho da Terra e muito densa, devido à força gravitacional de um buraco negro.

Missão ExoMars tem 'chance muito boa' de encontrar vida no Planeta Vermelho, diz cientista
Entretanto, ao analisar a luz ultravioleta, ondas de rádio e raios-gama a partir do The Cow, astrônomos sugerem que um buraco negro, que é 1 milhão de vezes mais massivo do que o nosso Sol, tenha sido responsável pelo destruição da anã branca.

Por outro lado, outra equipe de pesquisadores discorda da teoria da anã branca. No caso, ela acredita que o The Cow resultou de uma explosão estrelar, uma supernova, causando um evento cósmico único.

Para explicar a teoria, o grupo de pesquisadores acredita que a origem tenha sido causada pela observação de um incomum raio-X, segundo o site Cnet.com.

Apesar do fundamento das teorias, é possível afirmar que não há respostas, mas que o fator poderá elevar a capacidade de pesquisa e conhecimento para todos os envolvidos.

Comentar