Guardas costeiros paquistaneses teriam entrado nas águas territoriais indianas no Mar da Arábia, perto da Linha Internacional de Contorno Marítimo, e aberto fogo em dois barcos com pescadores indianos.
As relações entre os dois países vizinhos têm sido historicamente tensas, mas atingiram um novo patamar depois que a Índia acusou o Paquistão de abrigar pistoleiros que mataram 19 soldados indianos no disputado estado de Jammu e Caxemira em setembro de 2016. Islamabad negou as acusações.
Desde a sua divisão em 1947, a Índia e o Paquistão travaram três guerras — em 1948, 1965 e 1971 — pela região da Caxemira, território que ambos os países reivindicam como seu. Após os conflitos armados, os dois países concordaram com um cessar-fogo em 2003, mas em várias ocasiões acusaram um ao outro de violar a trégua.
Atualmente, a Índia reivindica todo o estado de Jammu e Caxemira, e controla o Vale da Caxemira, Jammu, Ladakh e o Glaciar Siachen. O Paquistão, por sua vez, contesta as reivindicações da Índia e administra Azad Caxemira e Gilgit-Baltistan.