Moscou: EUA não adotaram medidas concretas para retirar tropas da Síria

A representante oficial do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, declarou nesta quarta-feira (23) que os Estados Unidos ainda não tomaram medidas concretas para retirar suas tropas da Síria.
Sputnik

"Algumas palavras sobre a intenção dos americanos de retirar suas unidades da Síria. Apesar da declaração inequívoca do presidente dos EUA a esse respeito, nenhuma medida específica está sendo tomada para implementar essa decisão", disse Zakharova em uma entrevista coletiva.

EUA retiram equipamentos da Síria, mas as tropas ainda ficam
Desde 2014, os Estados Unidos e seus aliados realiza uma operação contra o grupo terrorista Daesh (proibido na Rússia e em uma série de países) na Síria, onde operam sem o consentimento das autoridades oficiais do país, e no Iraque. Em dezembro, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou a retirada das tropas da Síria. 

O governo da Síria tem acusado reiteradamente a coalizão liderada pelos EUA de usar fósforo branco e bombas de fragmentação em regiões do país e de causar pesadas baixas civis em perímetros urbanos. A coalizão confirmou a realização de uma pesada campanha de ataques aéreos na região a leste do rio Eufrates, mas negou que as bombas estejam causando mortes civis em massa e refuta o uso de fósforo branco.

Comentar