EUA veem Rússia como 'parte vital' para a desnuclearização da Coreia do Norte

O vice-ministro russo de Relações Exteriores, Igor Morgulov, disse a repórteres que o enviado especial estadunidense para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, confirmou durante conversas em Washington que os EUA veem a Rússia como indispensável no processo de desnuclearização da península coreana.
Sputnik

"Hoje, Biegun confirmou no final de nossa conversa que os Estados Unidos valorizam muito o papel da Rússia e nos veem como uma parte vital do processo de desnuclearização da Península Coreana", afirmou Morgulov nesta sexta-feira.

Além disso, diplomatas russos transmitiram à autoridades norte-americanas que a ONU precisa desempenhar um papel maior na resolução da crise nuclear na região, de acordo com Morgulov.

CIA e Coreia do Norte têm mantido negociações sigilosas desde 2009, revela mídia

"Também chamamos a atenção deles para a necessidade de aumentar o papel da ONU no trabalho na península coreana", comentou Morgulov, depois de conversar com Biegun.

Morgulov também revelou que disse às autoridades americanas que a resolução da crise da Coreia do Norte exige um esforço coletivo que inclua Rússia, China, Coreia do Sul e Japão.

Por fim, Morgulov ressaltou que o diálogo EUA-Rússia sobre a Coreia do Norte pode melhorar as relações entre Washington e Moscou.

"Acho que o diálogo que temos sobre a Coreia do Norte pode ter um efeito positivo e contribuir para melhorar a atmosfera geral e o estado geral das relações Rússia-EUA", concluiu Morgulov.

Comentar