Parlamento britânico rejeita adiar Brexit

Os parlamentares do Reino Unido rejeitaram nesta terça-feira (29) uma emenda do Partido Trabalhista que pretendia adiar a saída da União Europeia.
Sputnik

Ao todo, a Casa irá votar sobre 14 emendas propostas no Brexit. Elas foram feitas tanto por partidários da permanência na União Europeia quanto por aqueles que defendem a saída. 

O Parlamento aprovou uma emenda que rejeita sair da União Europeia sem nenhum tipo de acordo. A mesma emenda também prevê que "arranjos alternativos" devem ser implantados para evitar uma "fronteira dura" na fronteira irlandesa. 

A fronteira entre Irlanda (país independente e membro do bloco europeu) e Irlanda do Norte (parte do Reino Unido) é um tema sensível e já foi alvo de disputas sangrentas no passado. 

Com a saída do Reino Unido da UE, Londres teme que uma fronteira entre Irlanda e Irlanda do Norte traga de volta tensões adormecidas na região. 

Brexit pode afetar economia brasileira, diz especialista
A primeira-ministra, Theresa May, busca aprovar o Brexit com algumas alterações após o Parlamento rejeitar o acordo que ela costurou com Bruxelas.

A UE, e outros líderes europeus como o presidente francês Emmanuel Macron, afirmou reiteradas vezes que o acordo do Brexit não é negociável e que ele não será alterado.

Comentar