EUA espera que Coreia do Norte declare todos seus programas de armas nucleares e mísseis

O enviado especial dos EUA para a Coreia do Norte, Stephen Biegun, pediu a Pyongyang que declare todos os seus programas de armas nucleares e mísseis para avançar na desnuclearização completa da península coreana.
Sputnik

"Antes que o processo de desnuclearização possa ser final, também precisamos entender completamente o escopo completo dos programas de mísseis e de armas de destruição em massa da Coreia do Norte, o que alcançaremos em algum momento através de uma declaração exaustiva", disse Biegun durante um pronunciamento na Universidade de Stanford.

Trump garante destruição do Daesh 'em breve' e vê 'chance' de desnuclearização da Coreia
O diplomata dos EUA acrescentou que será necessário "chegar a um acordo sobre o acesso de especialistas e mecanismos de monitoramento aos principais locais de acordo com os padrões internacionais e, finalmente, garantir a retirada e a destruição das reservas de materiais de fissão, armas, mísseis, lançadeiras e outras armas de destruição em massa".

De acordo com Biegun, todas essas questões terão de ser abordadas durante as negociações entre os grupos de trabalho. 

O presidente dos EUA, lembrou o enviado, deixou claro que, se a Coreia do Norte cumprir o compromisso de completar a desnuclearização, a resposta dos EUA "superará o que se acreditava ser possível".

Donald Trump e Kim Jong-un devem se encontrar novamente no final de fevereiro, em algum lugar não especificado do continente asiático.

Comentar