'Chuva fulminante de pedras': registrada queda de meteorito em Cuba (VÍDEO, FOTOS)

Os internautas publicaram nas redes sociais os vídeos e fotos da "chuva de pedras" no oeste de Cuba que assustou milhares de cubanos. Posteriormente, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba confirmou a informação que era um meteorito.
Sputnik

O diário Granma citou um comunicado da entidade, segundo o qual na noite desta sexta-feira (1) "ocorreu um evento astronômico que foi observado em quase todos os municípios da província de Pinar del Río e nas sete estações meteorológicas do território". Parecia uma "bola de fogo atravessando o céu, seguido de um rastro de condensação e uma forte explosão".

O vídeo publicado pela testemunha Flavia Sahira mostra um rastro insólito no céu em forma de uma curta faixa sobre um fundo de nuvens. A garota procura explicar o acontecido, supondo que seria a queda de um avião ou uma erupção solar.

Além disso, muitos internautas postam fotos de destroços de pedras de 20-30 centímetros, afirmando que são partes de um meteorito.

 

Até agora não foram reportados danos humanos ou materiais, segundo as autoridades locais.

Meteorito colide com Superlua de Sangue durante eclipse (FOTO, VÍDEO)
Os especialistas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente da Cuba investigaram os sons, explosões e brilhos estranhos e confirmaram que correspondiam à queda de um meteorito.

​A investigação realizada pelos cientistas do Instituto de Geofísica e Astronomia, da Delegação Territorial do Ministério da Ciência, do Centro Meteorológico Provincial e várias outras instituições permitiu estabelecer que poderia se tratar de um meteorito de tipo rochoso ou pétreo que contém ferro, níquel e silicato de magnésio.

Até hoje apenas seis quedas de meteoritos foram registradas em Cuba e este deve se tornar a sétima.

Comentar