Primeira mulher-comandante de grupo de caças dos EUA é demitida 15 dias após sua nomeação

A capitã Zoe Kotnik, a primeira mulher-comandante do grupo de caças de demonstração F-16 Viper da Força Área dos EUA, foi removida do comando apenas duas semanas após a sua nomeação, informa o Air Force Times.
Sputnik

De acordo com a edição, Kotnik foi dispensada de suas funções em 11 de fevereiro "devido à perda de confiança em sua capacidade de liderar e comandar a equipe de demonstração F-16 Viper do Comando de Combate Aéreo".

Não foi esclarecido qual foi exatamente o motivo de sua remoção do comando, mas na página de Facebook da Shaw Air Force Base, o coronel Derek O'Malley, comandante da 20ª Asa de Aviões de Combate, explicou que a decisão foi tomada devido a erros de Kotnik e ao desejo de lhe dar a oportunidade de aprender com eles sem estar sob o escrutínio do público.

'Exército encantador' ou as mulheres corajosas que servem nas Forças Armadas da Rússia
O coronel disse que "todas as pessoas podem cometer erros", incluindo a capitã Kotnik, e que esta é "uma chance de aprender com eles sem estar sob o escrutínio público". "Este será um momento difícil para a capitã Kotnik, mas ela está com seus companheiros da Asa, que a vão ajudar a cada passo do caminho", afirmou.

O'Malley adicionou que ter a primeira mulher no grupo de caças F-16 Viper foi emocionante e tem orgulho de servir com outras mulheres da Força Aérea dos EUA. O grupo Viper demonstra as capacidades dos caças F-16 participando de vários shows aéreos e executando complexos manobras acrobáticas.

Comentar