Oficial turco afirma que oferta americana do sistema Patriot tem detalhes 'inaceitáveis'

No início desta semana, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, mostrou-se insatisfeito com a relutância de Washington de aceitar as duas condições para Ancara comprar sistemas de mísseis Patriot, que estariam ligadas ao fornecimento de empréstimo e à produção conjunta.
Sputnik

Falando com a emissora turca NTV, Ismail Demir, presidente da Direção da Indústria de Defesa da Turquia, disse que é impossível para Ankara aceitar as condições atuais de Washington para a compra de sistemas de mísseis Patriot.

"Enviamos um pedido aos EUA para comprar os sistemas de defesa antiaérea Patriot e recebemos uma resposta um ano e meio depois. Alguns detalhes desta proposta são inaceitáveis para nós", declarou Demir.

Turquia ainda quer o sistema russo S-400, apesar da oferta rival dos EUA
Demir acrescentou que as negociações para compra de sistemas Patriot ainda estão em processo, pois há questões que ainda precisam ser esclarecidas. A declaração do presidente da Direção da Indústria de Defesa da Turquia sucede as palavras do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, que disse no domingo que, embora os Estados Unidos estejam positivos para a entrega antecipada dos sistemas Patriot, eles não podem prometer fornecimento de empréstimo e produção conjunta.

Os EUA passaram meses engajados para que a Turquia abandonasse o acordo de compra dos S-400 da Rússia. No mês passado, o Departamento de Estado dos EUA aprovou a venda de sistemas de mísseis Patriot a Ancara, no valor de US$ 3,5 bilhões. Ancara respondeu dizendo que iria levar em consideração os Patriot, mas que isso não afetaria o contrato para compra dos S-400.

Comentar