Paquistão irá liberar piloto indiano detido como 'gesto de boa vontade'

O primeiro-ministro do Paquistão, Imran Khan, afirmou nesta quarta-feira (28) que irá libertar o piloto indiano capturado como um "gesto de paz" em relação à Índia. A medida busca acalmar os ânimos no confronto entre as duas potências nucleares.
Sputnik

O piloto,  Abhinandan Varthaman, personificou a crise desde que ele foi derrubado em um raro confronto aéreo entre os dois vizinhos asiáticos que disputam a região da Caxemira. 

"Como um gesto de boa vontade, vamos soltar o piloto indiano amanhã", disse Khan no Parlamento. O anúncio foi aplaudido pelos parlamentares.

O Paquistão diz que derrubou dois caças indianos, enquanto a Índia confirma que perdeu um avião e afirmou que derrubou um jato paquistanês.

À beira de eventos importantes: por que conflito na Caxemira ameaça todo o mundo?
"Eu tenho medo de erros de cálculo", disse Khan. "Não devemos nem pensar em guerra, especialmente em vista da letalidade das armas que temos."

No entanto, o premiê paquistanês advertiu que seu homólogo indiano, Narendra Modi, não deveria interpretar erroneamente seu desejo de desescalar a tensão como "fraqueza".

"A Índia deve saber que seremos forçados a retaliar fortemente qualquer ação indiana no futuro", disse.

Comentar