'Quase acidente': avião passa próximo a outro a 10 km de altitude (VÍDEO)

Em uma altitude entre 29.000 e 41.000 pés (entre 8.840 e 12.500 metros) as aeronaves são ordenadas a manterem uma separação vertical de 304 metros.
Sputnik

Um passageiro da companhia aérea privada irlandesa Aer Lingus, que viajava de Dublin para Lisboa, conseguiu gravar a partir de sua janela uma cena arrepiante em que outro avião comercial parecia ir diretamente na direção deles em uma altitude de 35.000 pés (aproximadamente 10.000 metros).

"Como é evitar um acidente por um triz?", perguntou retoricamente o aparentemente despreocupado William Cherry em sua conta no Twitter, após ter aterrissado com segurança.

O que significa "quase acidente"? Isto aconteceu ontem durante meu voo de Dublin para Lisboa!! Não contribuiu para aliviar meu medo de voar!

Força Aérea dos EUA detecta 'problema sério' e suspende operações do avião KC-46
Nas imagens podemos ver como, com segurança, o avião que se aproximava se desviou e impediu o que era suposto ser um impacto iminente, para alívio de todos os que estavam a bordo.

Se nem que não é possível saber com certeza a distância entre as duas aeronaves, entre cerca de 8.840 e 12.500 metros de altitude os aviões devem manter entre si pelo menos 300 metros para evitar acidentes. Isto é o que no setor de aviação é referido como separação vertical reduzida mínima (RVSM, na sigla em inglês).

Comentar