Diplomata paquistanês volta à Índia após vizinhos chegarem perto de 'guerra total'

O Paquistão anunciou que irá enviar de volta o seu embaixador à Índia, já que as tensões "parecem estar diminuindo", anunciou o Ministério de Relações Exteriores paquistanês. O passo vem depois que os dois países parecerem estar à beira de uma guerra total.
Sputnik

"O Paquistão aumentou ainda mais os esforços diplomáticos e decidimos mandar de volta o alto comissário paquistanês para Nova Déli", declarou o ministro de Relações Exteriores, Shah Mehmood Qureshi, à imprensa nesta quarta-feira.

"Este é um desenvolvimento positivo", acrescentou.

Em uma tentativa de melhorar os laços bilaterais, a delegação paquistanesa deve visitar Nova Déli para manter conversações sobre o corredor Kartarpur, que permitirá que os peregrinos sikhs da Índia visitem o Gurdwara em Kartarpur, no Paquistão, sem visto.

Marinha da Índia comenta declarações do Paquistão sobre detecção de seu submarino

O chanceler paquistanês também agradeceu seus colegas na China, Rússia, Turquia, Emirados Árabes Unidos, Jordânia e Estados Unidos por seu papel em acalmar as recentes tensões entre a Índia e o Paquistão.

Os dois países vizinhos que possuem armas nucleares se viram à beira da guerra no mês passado, quando as forças indianas realizaram um ataque aéreo contra "um campo terrorista" em território paquistanês. Os ataques ocorreram em resposta a um ataque suicida contra um comboio da polícia indiana na região da Caxemira em 14 de fevereiro.

Em retaliação, Islamabad visou alvos na parte da Caxemira controlada pela Índia. Em outro encontro aéreo, cada nação perdeu pelo menos um caça, com o Paquistão capturando um piloto indiano, que foi libertado dois dias depois.

Comentar