Os Estados Unidos planejam testar dois sistemas de mísseis proibidos pelo Tratado de Forças Nucleares de Faixa Intermediária (INF), do qual os EUA anunciaram a decisão de se retirar ainda este ano, informou o The Hill nesta quarta-feira.
Nenhum dos dois mísseis será armado com ogivas nucleares, o que vai ao encontro da declaração anterior do Pentágono, na qual o Departamento dizia que seus esforços de mísseis são "apenas convencionais — não nucleares".
Durante o lançamento do orçamento do Pentágono na terça-feira, as autoridades se esquivaram de recursos para sistemas que violam o INF. No mês passado, porém, o presidente Donald Trump anunciou que os EUA se retirariam unilateralmente do tratado, acusando o míssil russo 9M729 de violar as limitações impostas pelo texto.
A Rússia nega as alegações, apontando que os sistemas americanos de defesa antimísseis implantados na Europa podem ser reaproveitados de forma ofensiva e, portanto, violam o tratado. Moscou respondeu à decisão do presidente Trump suspendendo sua própria participação.