Cientistas descobrem o que provocou 3 eras glaciais na Terra

Cientistas estadunidenses calcularam que um evento geológico repetido deu origem às três últimas eras glaciais no nosso planeta, a última das quais ainda mantém o seu gelo nas regiões polares. Segundo a revista Science, a responsável pela glaciação foi a formação de uma enorme sutura ao nível do mar nas zonas de fricção das placas tectônicas.
Sputnik

Nos últimos 540 milhões de anos houve três ocasiões em que essas "pregas" se formaram, mas apenas em três casos alcançaram o comprimento de mais de 10.000 quilômetros e a formação teve lugar nas regiões tropicais do nosso planeta.

A primeira dessas três eras do gelo coincidiu com a colisão de dois paleocontinentes no Ordoviciano Superior (há cerca de 450 milhões de anos) e a segunda aconteceu nas mesmas circunstâncias entre o Permiano e Carbonífero (aproximadamente 300 milhões de anos atrás). Entre essas duas eras do gelo e até o início da terceira (há cerca de 35 milhões de anos) não houve glaciações, também não apareceram novas zonas de sutura nos trópicos.

Cientistas revelam único método capaz de evitar catástrofe climática
A última glaciação, que está chegando ao seu fim, segundo essa hipótese se deve a uma sutura geológica ainda ativa na Indonésia, medindo aproximadamente 10.000 quilômetros de comprimento. Esta região é atualmente uma das zonas mais eficazes do planeta em absorver e eliminar o dióxido de carbono da atmosfera devido à alta presença de ofiolitas, rochas formadas pelo manto superior da crusta oceânica.

"Descobrimos que, cada vez que a zona de sutura dos trópicos chegou ao ponto máximo, aconteceu um evento de glaciação", resumiu o autor principal da investigação, Oliver Jagoutz.

2 teorias e 1 novo mistério: cientistas descobrem estrela enigmática
Uma sutura é uma zona de falha ao longo da qual a placa oceânica e a continental chocam. Depois da colisão, geralmente aparece uma cadeia montanhosa de rocha recém-exposta. Várias cadeias, por exemplo os Himalaias, ainda contêm alguns troços dessas formações, que ao longo de milênios mudaram a sua posição desde os pontos de colisão originais.

Os investigadores afirmam que conhecem várias zonas que, por seu comprimento, poderiam provocar alterações climáticas significativas, mas não causaram porque não se encontram nos trópicos. Além disso, esses fenômenos são responsáveis não apenas por iniciar a glaciação, mas também por lhes pôr fim, depois da erosão das rochas chegar a um certo ponto.

Comentar