Ex-vice de Obama, Joe Biden 'deixa escapar' que será candidato à presidência dos EUA

Falando em um jantar para o Partido Democrata de Delaware no sábado, Biden elogiou seu próprio histórico no partido.
Sputnik

"Eu sei que sou criticado. Disseram-me que fui criticado pela nova esquerda. Eu tenho o registro mais progressista de alguém correndo para [a presidência] dos Estados… qualquer um que concorra", corrigiu rapidamente, atraindo aplausos e risadas da plateia. "De quem quer que concorra", repetiu ele, fazendo um sinal da cruz.

Mídia: Possível candidato presidencial em 2020, Joe Biden estaria chateado com Obama
O político de 76 anos de idade foi vice de Obama e tem criticado Donald Trump constantemente por alimentar divisão e raiva. Biden observou que a eleição do próximo ano será o voto mais importante em um século.

"Estamos vivendo em uma batalha pela alma da América", disse ele. "Temos uma enorme necessidade de restaurar a espinha dorsal da América".

Na terça-feira, ele provocou especulações de que concorreria em 2020 ao falar em uma conferência de bombeiros em Washington, DC, que o recebeu aplaudido de pé e cantou "Concorra, Joe, concorra!"

"Economize, um pouco mais", disse ele a seus partidários. "Eu posso precisar [de doações] daqui a algumas semanas", brincou.

Uma pesquisa presidencial da CNN em Iowa revelou na semana passada que Biden, com 27%, liderava o bloco de possíveis candidatos democratas, com Bernie Sanders garantindo 25% dos votos e outros candidatos recebendo menos de 10% de apoio.

Choro pelo leite derramado: Biden se arrepende por não ter se candidatado à presidência
No início deste mês, Hillary Clinton descartou uma terceira corrida presidencial.

Enquanto isso, mais de uma dúzia de democratas entraram na corrida presidencial. O último sendo o representante do Texas, Beto O'Rourke. Outros candidatos em potencial incluem os senadores Bernie Sanders, Amy Klobuchar, Kirsten Gillibrand, Kamala Harris, Cory Booker e Elizabeth Warren, o ex-governador do Colorado, John Hickenlooper, e o ex-secretário de habitação Julian Castro.

Comentar