O radar Long Horizon, com capacidade de monitoramento da bacia do Mediterrâneo Oriental, será construído por Israel e Grécia no leste de Creta, informou o jornal grego Kathimerini. Ambos os países poderão monitorar a região.
A mídia não divulgou o custo do projeto, dizendo apenas que "não é insignificante", especialmente levando em consideração a redução do orçamento militar da Grécia. De acordo com a agência, os países têm intensificado a cooperação nos últimos tempos, reforçando, entre outras esferas, os laços militares.
O jornal Kathimerini ainda indica que a Grécia esteja considerando a possibilidade de reforçar arsenal com ajuda de Israel, sem contar nos sete drones alugados pela Grécia para operações de busca e resgate.
Além da cooperação político-militar, que deverá ser confirmada durante a próxima cúpula trilateral grego-israelense-cipriota com o secretário de Estado americano Mike Pompeo, os três países estão desenvolvendo um importante projeto econômico, o gasoduto submarino East Med para transporte de gás natural do Mediterrâneo Oriental para a Europa através da Grécia e do Chipre.
O gasoduto submarino East Med de 2.000 quilômetros deverá ter uma capacidade de 12 bilhões de metros cúbicos de gás anualmente, fornecendo combustível do campo de gás Leviatã de Israel, considerado uma das maiores reservas de gás jovem do mundo, e do campo de gás cipriota Afrodita. Além disso, o projeto ganhou impulso em fevereiro com anúncio da descoberta de grandes campos de gás no Chipre.