Este pode ser o instrumento náutico antigo usado na viagem de Vasco da Gama à Índia

Durante as investigações de um naufrágio no mar da Arábia, perto de Omã, mergulhadores descobriram um disco de metal pouco comum que provou ser o astrolábio náutico mais antigo de que há conhecimento, segundo as informações dos investigadores britânicos.
Sputnik

O instrumento de navegação, que foi encontrado no local de naufrágio de um dos navios da armada portuguesa durante a segunda viagem à Índia (1502-1503) do explorador Vasco da Gama.Após terem analisado as decorações do artefato, os pesquisadores sugerem que este objeto era usado já em 1496.

O astrolábio contém a gravura do brasão de armas do reino de Portugal com uma esfera armilar, que está associada ao rei Manuel I de Portugal que reinou entre 1495 até 1521.

O objeto tem 175 milímetros de diâmetro e pesa 344 gramas, de acordo com o relatório da equipa de investigadores.

Descoberto porta-aviões dos EUA afundado na II Guerra Mundial (VÍDEO, FOTOS)
Astrolábio náutico é um instrumento usado pelos marinheiros durante as viagens para medir a altura do Sol e calcular assim a latitude do sítio onde se encontravam. Só um outro destes artefatos de disco sólido foi encontrado, mas sua autenticidade e datação não foram provadas.

Dos 104 astrolábios encontrados até agora, esta descoberta considera-se não só a mais antiga, mas também a única decorada com símbolos nacionais, afirmam os investigadores.

Comentar