Como indica o portal, os novos elementos de proteção cobrem as partes frontais inferior e superior do veículo, bem como as saliências laterais da torre. Junto ao mantelete do canhão de 120 mm foi colocado um "bico" blindado maciço, muito semelhante ao do Leopard 2 desde a versão A5.
De acordo com os dados disponíveis, a proteção dinâmica instalada é capaz de neutralizar munições de alto explosivo HEAT. Ainda não se sabe se ele será capaz de resistir às munições subcalibre perfurantes de artilharia. Tais modificações levaram a um aumento significativo do peso do tanque. Fotos e vídeos publicados nas redes sugerem que isso teve um impacto negativo sobre a capacidade de percorrer terreno difícil e superar obstáculos.
Protótipo da nova versão turca do tanque Leopard 2A4
Segundo a publicação, tanques Leopard 2A4 das Forças Armadas da Turquia estiveram envolvidas em operações militares na Síria, onde sofreram perdas significativas. Este fracasso obrigou a elaborar novas medidas para melhorar a proteção de ao menos uma parte dos mais de 320 destes tanques existentes no exército turco.