Estas são últimas FOTOS de sonda israelense enviadas à Terra antes de cair na Lua

Em 11 de abril foram publicadas as últimas fotos captadas pela espaçonave israelense Beresheet, entre as quais uma feita imediatamente antes da destruição do aparelho quando tentava pousar na superfície da Lua.
Sputnik

"Tivemos uma falha na espaçonave; infelizmente, não conseguimos pousar com êxito", afirmou Opher Doron, gerente geral da divisão espacial da Israel Aerospace Industries, que dirigiu o projeto.

Nave espacial de Israel falha ao tentar pouso na Lua
Doron confirmou que o principal motor da sonda falhou, o que resultou na perda de contato da espaçonave com o centro de controle em Israel.

A espaçonave estaria descendo rápido demais, a 134 metros por segundo (cerca de 482 km/h), e acabou se chocando contra a superfície lunar.

No entanto, antes do acidente, quando se encontrava 22 quilômetros acima da superfície da Lua, a sonda conseguiu enviar à Terra uma imagem que se tornou o último "selfie" em que aparece próxima de seu destino. 

Imagem captada pela sonda israelense Beresheet antes de se chocar contra a superfície lunar, 11 de abril de 2019
O programa da sonda, que custou cerca de US$ 100 milhões (R$ 385 milhões), tinha dois objetivos: ser a primeira missão espacial privada e a primeira espaçonave de Israel a pousar no nosso satélite. 

Imagem captada pela sonda israelense Beresheet antes de se chocar contra a superfície lunar, 11 de abril de 2019
A Beresheet foi lançada ao espaço há seis meses com a ajuda do foguete Falcon 9 da empresa SpaceX, propriedade de Elon Musk. 

Depois do acidente, o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, prometeu repetir a tentativa de pousar na Lua dentro de dois a três anos.

Comentar