"Os Estados Unidos dominaram o espaço aéreo global por muito tempo, no entanto, o S-400 se está tornando perigoso até para aviões invisíveis. Suas características, tanto na detecção de alvos como em termos de alcance, são impressionantes", indica Kramper.
As características exatas do sistema são desconhecidas para os países ocidentais. Ao mesmo tempo, suas dúvidas sobre a capacidade desses sistemas de lidar com caças "invisíveis" foram dissipadas após a compra do S-400 pela Turquia e outros países, ressalta.
"A presença de apenas uma divisão russa na Síria levou a que os caças ocidentais já não podiam mais controlar o espaço aéreo (do país árabe), ou cada voo de combate se tornaria imprevisível", destaca o autor.
Além disso, a compra do S-400 se mostrou mais vantajosa para a Turquia do que a possível aquisição dos sistemas americanos Patriot, considera o jornalista.
"O S-400 é considerado mais avançado que o sistema Patriot e é também quase duas vezes mais barato", ressalta Kramper.
Os Estados Unidos ainda estão tentando impedir o fornecimento dos S-400 à Turquia. Ameaçam com sanções e dizem repetidamente que podem adiar ou cancelar o processo de venda dos seus caças F-35.
No entanto, Ancara continua afirmando que não abandonará os planos de comprar esses sistemas de defesa antiaérea russos.