Recentemente, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, declarou que os EUA não tinham oferecido condições tão favoráveis como o fez a Rússia em relação aos sistemas S-400.
Além disso, ambos os ministros discutiram a questão dos caças F-35. A Turquia espera que no quadro do programa de produção dos caças de quinta geração F-35 as obrigações perante Ancara sejam cumpridas por parte de todos os países participantes, declarou o ministro da Defesa da Turquia depois das conversações.
Ele acrescentou que os pilotos turcos enviados aos EUA no âmbito do programa F-35 continuam seu treinamento.
Mais cedo, o serviço de imprensa do Pentágono anunciou que Patrick Shanahan e Akar discutiram questões da cooperação bilateral. O encontro dos ministros teve lugar quando os dois países mantêm divergências nas suas relações por causa da compra dos sistemas S-400 russos.
Recentemente a Turquia declarou que não rejeita a compra dos S-400 e que o fornecimento deve se iniciar em julho. Os EUA acham que os S-400 são incompatíveis com os padrões da OTAN, chegando a ameaçar a Turquia com sanções e com o cancelamento da venda de caças F-35, caso o país prossiga com a compra de sistemas russos. Entretanto, a Turquia tenciona comprar mais de 100 caças F-35 Lightning II.