Grupo armado ataca base aérea controlada por Haftar no sul da Líbia, segundo relatos

Nesta quinta-feira (18), a Organização Mundial da Saúde anunciou que ao menos 205 pessoas foram mortas e outras 913 foram feridas desde o início da ofensiva do Exército Nacional Líbio (LNA) em Trípoli, região controlada pelo Governo do Acordo Nacional (GNA).
Sputnik

Um grupo armado atacou nesta quinta-feira (16) uma das principais bases aéreas no sul da Líbia sob o controle do marechal Khalifa Haftar, segundo informa uma fonte à Reuters. O ataque foi seguido por confrontos na Base Tamanhint, próxima de Sabha, uma cidade estrategicamente importante no sul da Líbia.

No momento, não há maiores informações disponíveis.

Exército de Haftar acusa governo líbio de bombardear instalações civis
Hoje mais cedo, a Organização Mundial da Saúde revelou que, desde a ofensiva do Exército Nacional Líbio (LNA) em Trípoli, que é controlada pelo Governo do Acordo Nacional (GNA), aproximadamente 205 pessoas foram mortas e outras 913 ficaram feridas.

Anteriormente, o Conselho de Segurança da ONU instou todas as partes em um documento provisório para "diminuir imediatamente a escalada da situação, através de cessar-fogo vinculado às Nações Unidas para assegurar completo e compreensivo cessar de hostilidades na Líbia".

Uma nova onda de confrontos na Líbia teve início no dia 4 de abril, quando Haftar ordenou o avanço de tropas para a capital líbia, com o objetivo de libertar o país do que ele chamou de terroristas. Como resultado, o LNA obteve controle sobre as cidades de Surman e Gharyan, localizadas próximo de Trípoli.

Após a movimentação, o GNA anunciou contraofensiva no dia 7 de abril, batizada de "Vulcão de Raiva", para confrontar o LNA.

Comentar