Kim Jong-un diz estar disposto a 'cooperar com a Rússia' pela paz na península coreana

O presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un, expressou ao presidente russo, Vladimir Putin, sua disposição de cooperar para alcançar a paz na península coreana e desenvolver relações entre os dois países.
Sputnik

"Estou pronto para cooperar estreitamente com você para desenvolver de maneira firme e construtiva as relações amistosas tradicionais entre a República Popular Democrática da Coreia e a Rússia, conforme exigido pela nova era, e defender a paz e a segurança da Península Coreana e do resto do mundo", disse Kim em uma carta, conforme citado pela KCNA.

EUA veem Rússia como 'parte vital' para a desnuclearização da Coreia do Norte
Ele também observou que o maior desenvolvimento e fortalecimento das relações amistosas entre a Coreia e a Rússia é de interesse comum para os dois Estados. Além disso, Kim desejou a Putin "saúde e maior sucesso em seu trabalho responsável pela construção de uma Rússia poderosa" e "bem-estar e prosperidade" para o povo russo.

O texto foi uma resposta à carta de Putin  parabenizando Kim por sua reeleição como chefe da Comissão de Assuntos de Estado da Coreia do Norte. Na ocasião, Putin pediu de Kim compromisso com a "cooperação em questões bilaterais e regionais".

O Kremlin disse em um comunicado em seu site na quinta-feira que Putin se encontrará com Kim Jong-un na Rússia no final de abril.

Comentar