Turquia prende 2 suspeitos de espionagem e envolvimento no assassinato de jornalista

Autoridades turcas prenderam dois indivíduos em Istambul no dia 15 de abril sob suspeita de estarem espionando cidadãos árabes em nome dos Emirados Árabes Unidos (EAU), informou a Reuters, citando uma autoridade turca anônima em 19 de abril. Os presos, que se acredita serem oficiais da inteligência, confessaram ter conduzido espionagem.
Sputnik

A informação foi divulgada nesta manhã pela agência de notícias Reuters, que afirmou ter tido acesso a uma investigação de contra-inteligência em curso comandada pelo procurador-geral de Istambul.

"É possível que houvesse uma tentativa de coletar informações sobre os árabes, incluindo dissidentes políticos, vivendo na Turquia", disse uma fonte não-identificada à agência.

Dois russos são presos na Turquia sob suspeita de espionagem
A Turquia também encontrou a base oculta de operações dos espiões e confiscou computadores criptografados.

Um dos dois homens presos chegou à Turquia em outubro, dias depois do assassinato do jornalista Jamal Khashoggi no consulado da Arábia Saudita em Istambul. Segundo a rede estatal turca TRT, autoridades investigam possível conexão entre os detidos e a morte do jornalista, destacando que os indivíduos eram monitorados há pelo menos seis meses.

Comentar