Analista: sistemas S-400 não são apenas uma arma, são sinônimo de segurança do país

Senador estadunidense declarou que os EUA imporiam sanções contra a Turquia caso esta compre os sistemas de defesa antiaérea russos S-400. O analista militar Aleksei Podberezkin comentou o assunto.
Sputnik

O senador norte-americano Bob Menendez afirmou que os EUA iriam impor sanções contra a Turquia e cancelariam o fornecimento de caças da quinta geração F-35 se ela comprar os S-400.

Turquia revela possível resposta a 'punição' dos EUA por compra dos sistemas S-400 russos
"Se o presidente [turco Recep Tayyip] Erdogan continuar a insistir na compra dos sistemas S-400 e fechar a sua compra e instalação, serão impostas sanções com base no projeto de lei que eu apresentei [no Congresso]", declarou o senador em entrevista ao jornal grego Kathimerini.

O diretor do centro das pesquisas políticas e militares do Instituto Estatal de Relações Internacionais de Moscou (MGIMO, na sigla russa) e doutor em História Aleksei Podberezkin comentou sobre a situação em entrevista ao serviço russo da Radio Sputnik.

"Não acho que os EUA decidam impor sanções econômicos ou financeiros contra a Turquia, mas eles, acho, podem realmente limitar a sua cooperação militar com a Turquia como um aviso. Quanto à possível reação da Turquia, penso que aqui um grande papel seria desempenhado pelo fator subjetivo", disse o analista.

Aleksei Podberezkin sublinhou que o presidente turco é um político muito duro, e para ele é muito importante a atitude pessoal em relação a ele, por isso é pouco provável que ele faça concessões.

O analista russo considera que os S-400 são muito importantes para a Turquia. Isso é uma questão de soberania do país.

"Sistemas de defesa antiaérea […] não são só um tipo de armamento, são sinônimo da segurança do país. A posse de tais sistemas significa, de fato, a soberania política e militar total", concluiu Aleksei Podberezkin.

Comentar