'Águas-vivas' dão show no céu noturno dos Estados Unidos (FOTOS)

Um dos fenômenos mais espantosos que a natureza nos proporciona, colorindo o céu exuberantemente, foi captado em todo o seu esplendor. Tudo aconteceu bem alto na atmosfera no estado de Oklahoma, EUA.
Sputnik

Conhecido com sprite de águas-vivas, o fenômeno luminoso ocorre durante tempestades, e é produzido por campos elétricos gerados por relâmpagos que vão da nuvem para o solo.

O fenômeno luminoso, muito parecido com águas-vivas no céu noturno, foi captado pelo fotógrafo Paul Smith na cidade de Anadarko, no estado de Oklahoma, EUA.

Mesmo a lua cheia não conseguiu tapar alguns dos vibrantes sprites luminosos sobre o Norte de Oklahoma na noite passada. Isso é em Anadarko, Oklahoma, olhando para cima de Woodward.

Sprites são descargas elétricas que podem ser desencadeadas por relâmpagos que acontecem próximos do solo.

Crê-se que é um mecanismo de equilíbrio que a atmosfera usa para dispersar as descargas elétricas.

Múltiplas colunas de sprites se alinham sobre um sprite angelical no meu último sprite capturado na noite de 4/17/2019. Fotografia tirada 20 minutos antes de o céu ficar nublado. Anadarko, Oklahoma.

O fenômeno ocorre por cima das tempestades, no alto da mesosfera, mais alto ainda onde estrelas cadentes e meteoros entram em combustão ao tocarem a atmosfera terrestre.

Sprites podem ser em forma de colunas e em forma de águas-vivas, tendo a última forma até 48 quilômetros de largura e sendo bem maiores do que relâmpagos. Entretanto, o espetáculo dura menos de um décimo de segundo.

​Noite passada (4/21/2019) eu vi o meu primeiro sprite e lá estava ele. Viajei para fazer essa fotografia durante tempestade em Kansas com poucas expectativas. Acabou por ser a maior tempestade de sprite que eu alguma vez testemunhei a olho nu.

O curioso fenômeno foi considerado um mistério até 1989. Pilotos afirmavam ter visto um esquisito céu pintado de rosa, até que um sprite foi acidentalmente fotografado.

Comentar