Trump: EUA estão enviando soldados armados para fronteira com México

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou no Twitter, nesta quarta-feira (24), o envio de soldados armados para a fronteira sul do país, depois de um incidente envolvendo soldados mexicanos e militares dos EUA em solo americano.
Sputnik

"Soldados mexicanos recentemente apontaram armas para nossos soldados da Guarda Nacional, provavelmente como uma tática diversiva para narcotraficantes na fronteira. Melhor que isso não aconteça de novo! Nós estamos agora enviando soldados armados para a fronteira. México não está fazendo tanto para prender e retornar!", escreveu o líder dos EUA na rede social.

Trump considera criar cidades especiais para imigrantes ilegais
A declaração de Trump surge após o incidente de 13 de abril, na região da cidade texana de El Paso. Segundo as autoridades dos EUA, dois soldados das Forças Armadas americanas foram confrontados por militares do México que acreditavam que os norte-americanos tinham atravessado a fronteira e entrado no México. Durante o encontro, os militares mexicanos confiscaram a arma de um dos soldados dos EUA, que estavam patrulhando a região.

Trump escreveu também que outra caravana de aproximadamente 20 mil migrantes tentou entrar nos EUA. Segundo ele, "o México deve conter a parte restante", ou os EUA serão forçados a fechar uma seção de fronteira e mobilizar militares. 

Um número crescente de migrantes da América Latina, principalmente de Honduras, El Salvador e Guatemala, tem tentado conseguir entrar no território dos EUA.

As autoridades dos EUA posicionaram na fronteira sul vários milhares de funcionários para conter os migrantes. 

Comentar