"Senhor Presidente, acabamos de ter uma troca de pontos de vista muito substancial sobre as questões de interesse mútuo e questões urgentes. Gostaria de lhe agradecer o tempo que passei com grande prazer. Espero que as nossas negociações prossigam de forma igualmente útil e construtiva", afirmou Kim, nesta quinta-feira (25), durante cimeira realizada na cidade russa de Vladivostok.
Nesta quinta-feira (25), os dois presidentes se reuniram, pela primeira vez, na cidade russa de Vladivostok para dar início à cúpula, que será realizada na Universidade Federal do Extremo Oriente, localizada na ilha de Russki.
No início das negociações com Putin, Kim agradeceu o líder russo por encontrar tempo para a reunião e expressou "calorosas saudações em nome do governo e do povo [da Coreia do Norte]".
"Vim à Rússia para trocar opiniões sobre a situação atual na península da Coreia, que é agora uma das questões mais urgentes da agenda internacional, para discutir formas de resolução pacífica desta questão e também para trocar opiniões sobre o desenvolvimento das nossas relações bilaterais em conformidade com as exigências do novo século", acrescentou o líder norte-coreano.
Putin já declarou que agradece os esforços de Kim para garantir a paz na península coreana e afirmou estar confiante que a cúpula irá fortalecer os laços entre os países.
De acordo com o assessor do Kremlin Yuri Ushakov, após o encontro em privado de cerca de uma hora entre os dois líderes, os membros das respectivas delegações se juntarão à reunião.