Embaixador da Síria classifica presença da Turquia em seu país como ocupação

O embaixador da Síria na ONU, Bashar Jaafari, descreveu a presença das forças turcas em seu país como uma ocupação, comparando-a com a ocupação israelense das colinas de Golã.
Sputnik

"Hoje, a Turquia ocupa seis mil quilômetros, se não mais. Ou seja, a Turquia ocupa quatro vezes mais do que Israel ocupava nas colinas de Golã", disse Jaafari em uma coletiva de imprensa após os resultados da 12ª rodada de consultas sobre a Síria no formato de Astana.

Erdogan anuncia prontidão da Turquia para nova operação militar na Síria
Por outro lado, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Turquia, Hami Aksoy, disse nesta sexta-feira que Ancara insiste em assumir o controle da zona de segurança no nordeste da Síria, cuja criação ainda está em negociação.

Nos dias 25 e 26 de abril, foram realizadas consultas bilaterais e trilaterais na capital do Cazaquistão, Astana, entre Rússia, Turquia e Irã. O enviado especial da ONU, Geir Pedersen, os representantes de Damasco e a oposição síria também estavam presentes.

A Síria está envolvida em um conflito armado desde 2011. No momento, as forças do governo sírio continuam as operações militares em várias áreas do país para eliminar os focos terroristas.

As negociações para o fim do conflito no país árabe ocorrem em Genebra, sob os auspícios da ONU, e em Astana, por iniciativa da Rússia, da Turquia e do Irã.

Comentar