Erdogan anuncia prontidão da Turquia para nova operação militar na Síria

© AFP 2023 / Ilyas AkenginMilitares turcos
Militares turcos - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente turco Recep Tayyip Erdogan confirmou a intenção de Ancara de resolver a "questão síria no terreno", ao invés da mesa de negociações, após as eleições de 31 de março.

Erdogan declarou que pretende discutir a possibilidade de uma nova operação militar turca na Síria com o presidente russo Vladimir Putin durante sua visita a Moscou na segunda-feira (8).

"Nossos preparativos na fronteira estão concluídos. Tudo está pronto para a operação. Podemos iniciá-la a qualquer momento. Vou discutir esta e outras questões durante a visita a Moscou", disse Erdogan falando com repórteres antes de entrar em seu avião para voar para a capital russa.

In this photo taken Thursday, Nov. 1, 2018, Turkish and U.S. troops conduct joint patrols around the Syrian town of Manbij, as part of an agreement that aimed to ease tensions between the two NATO allies - Sputnik Brasil
Erdogan diz que 'só a Turquia poderá controlar zona tampão no norte da Síria'
Os comentários de Erdogan seguem suas observações anteriores sobre a preparação turca para lançar uma operação "antiterrorista" a leste do rio Eufrates e em Manbij, na Síria, contra as forças de autodefesa curdas sírias apoiadas pelos EUA e que Ancara classifica como um grupo terrorista.

Erdogan disse anteriormente que a Turquia tinha decidido adiar a operação após uma conversa telefônica que ele teve com o presidente dos EUA, Donald Trump, em meados de dezembro, após a qual Trump tomou a decisão de retirar as tropas dos EUA da Síria.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала